segunda-feira, 11 de maio de 2009

Renomear em massa

Renomear em massa é aquela tarefa em que você pega vários arquivos simultaneamente, normalmente de um único diretório, e quer padronizar o seus nomes, ou então acrescentar algo no início, meio ou fim dos nomes existentes.

Um simples mv não faz isso, ou pelo menos não de uma maneira fácil. O Nautilus, o navegador de arquivos do Ubuntu padrão, também não faz.

Mas há vários programinhas interessantes que fazem isso. Um deles é KRenamer, mas é para KDE, ou seja, pode-se utilizá-lo no Gnome (ambiente gráfico do Ubuntu padrão), mas para isso ele vai carregar um monte de bibliotecas do KDE (não são tantas assim, mas para os puristas, cada um em seu lugar...).

Outra alternativa é o pyRenamer. Ele tá disponível no repositório do Ubuntu, sendo site oficial: http://www.infinicode.org/code/pyrenamer/

Pelo fato de ser em PyGTK (python é uma excelente linguagem de script, diga-se de passagem), dá para usá-lo em qualquer ambiente que suporte Python e Gnome, ou seja, qualquer uma distro Linux atual.

O pyRenamer é uma interface gráfica onde você pode aplicar filtros a diretórios para visualizar somente os aquivos que você quer renomear e pode criar expressões para os novos nomes. Permite também recursão, isto é, o filtro pode ser aplicado aos diretórios dentro de diretórios. Ele te dá uma pré-visualização de como vai ficar antes da modificação efetiva. Isso é muito bom e o torna extremamente poderoso, ao meu ver. Tem igualmente opções para minúsculos, sem espaços, '_' no lugar de espaços etc.

Só te um senão: as expressões não seguem o padrão do Bash (*, ? etc.), o que pode dificultar o iniciante, mas logo você se acostuma a pensar em termos de caracteres alfanuméricos, com espaços ou sem etc. Se você for programador de expressões regulares não terá quase nenhuma dificuldade, exceto a mudança de sintaxe e, se você for programador Phyton, não terá nenhuma dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário