segunda-feira, 9 de março de 2009

O que é melhor, KDE ou Gnome?

Cara já vi essa questão um milhão de vezes na net e as pessoas que geram essa questão me parecem que só querem incitar discussão e flames propositadamente (talvez até não, mas que parece, parece).

Poderia fazer uma pergunta semelhante: qual o melhor pet: cachorro ou gato? É mais ou menos por aí esse tipo de questionamento.

Gnome é minimalista: na verdade ele esconde as coisas propositadamente. Tem uma excelente ferramente de gerenciamento da área de trabalho (só os itens "relevantes"), tem diversos aplicativos de apoio, um toolkit de desenvolvimento bem razoável, guias de usabilidade bem específicos etc. etc. etc.

KDE é o contrário: deixa tudo mais ou menos à mostra para o usuário configurar: tem uma porção de ferramentas mais ou menos completas para o gerenciamento da área de trabalho (quase tudo o que é opção), um bocado de aplicações desenvolvidas para ele etc. etc. etc.. Neste aspecto, o KDE é bem mais semelhante (se é que se pode usar este termo!) ao Windows.

Por hora prefiro o Gnome, não por não gostar do KDE, mas simplesmente porque quando entrei pro Linux quiz aprender uma coisa um pouco diferente do Windows (que eu já usava) e o KDE é bem mais semelhante ao Windows que o Gnome. Então passei a usar o Gnome e hoje estou mais acostumado a ele que ao KDE. Mas acredito que me adapto bem ao KDE também e acho até que eventuais usuários Windows se sentem mais confortáveis ao utilizá-lo que ao Gnome.

No mais penso que qualquer outra idéia é mero flame, mesmo que não proposital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário