quarta-feira, 25 de março de 2009

Novas extensões para o Ogg

Estava eu fazendo uma faxina no note e nas minhas mídias quando me deparei com várias delas sem identificação (porque a gente sempre esquece a bendita caneta na hora do rip?) . Coloquei no drive para saber o que era e vi que eram de música. Fiquei muito feliz quando o meu Ubuntu 8.10 pediu confirmação se eu queria ouvir no Rhythmbox ou extrair no Sound Juicer. Cliquei no Sound Juicer para fazer o rip como eu costumava fazer no 8.04 e me deparei com uma extensão diferente no final, uma tal de .oga. Não era para ser .ogg?

Bem, procurei no Google e encontrei algumas informações interessantes: o formato .ogg, como é de conhecimento geral, é apenas um transporte dentro do qual posso colocar trilhas de áudio, vídeo e texto. Codecs são utilizados para guardar os conteúdos de forma compactadas. Para escutar, tenho que ter instalado o codec certo. Mas realmente fica confuso o fato de a extensão ser usada tanto para áudio como para vídeo e mesmo para filmes completos com legenda e tudo mais.

Um parênteses: no Linux não há tanto problema porque a maioria dos gerenciadores de janela apenas se baseiam parcialmente na extensão e muitos deles lêem o conteúdo do arquivo (o seu cabeçalho pelo menos) para saber que tipo de arquivo é. Na dúvida de que tipo de arquivo você tem em mãos, pode usar o seguinte comando na linha de comando: file <nome_do_arquivo>

Outra coisa interessante é que o formato agora tem várias extensões. A tal da .oga nada mais é que um ogg com ao menos uma trilha de áudio (em geral são 2 para estéreo e 6 para 5.1), que usa como codec o Audio Vorbis.

Os links que encontrei são esses:
http://www.ietf.org/rfc/rfc5334.txt
http://filext.com/file-extension/OGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário